Bernardo Herkenhoff Patricio, Advogado

Bernardo Herkenhoff Patricio

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Advogado e Consultor Jurídico
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Bacharel em Direito desde 2009; Especialista em Advocacia Trabalhista pela Instituição de Ensino Luiz Flávio Gomes; Pós graduando em Direito Civil e Processual Civil na instituição de Ensino Fundação Getúlio Vargas; Advogado Sócio do Herkenhoff Patricio & Simoni Advogados desde 2011; Ex-componente do corpo docente da Faculdade Nacional.

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Comentário · ano passado
Considerando a realidade do Poder Judiciário brasileiro quanto a ausência de celeridade processual, quantidades exorbitantes de processos ainda não solucionados, falta de preparo e de equipe nas Varas Judiciais, distribuição desorganizada de servidores e infinitos outros problemas, é humanamente impossível atingir a qualidade que o cliente espera do advogado.

Digo pois estou no mercado há alguns anos, advogando com vigor, contudo, inúmeras vezes tentei dar agilidade aos processos dos meus clientes sem êxito. Semanalmente, recebemos promessas de servidores informando que será dado andamento no processo. Nós acreditamos, voltamos para o escritório para tratar de outros assuntos, dias depois você olha o andamento do processo e lá está o mesmo, congelado no tempo.

E enquanto isso os clientes continuam cobrando, passam a duvidar da sua palavra, da sua eficiência.

É difícil fazê-los acreditar que há um interesse mútuo no andamento do processo.

Contudo, também é necessário fazê-lo entender que o advogado possui outras prioridades e não há forma de passar o dia tentando exclusivamente movimentar os processos.

A situação do nosso país é complicadíssima. Sabemos que nem mesmo processos com tramite preferencial e nem mesmo liminares estão sendo prestadas com a necessária urgência.

Muitas vezes o cliente pensa que é indisposição do advogado. Cabe você explicar a situação e torcer para que entendam.

Acho que o advogado deve, acima de tudo, saber filtrar suas prioridades, que cingem-se na captação de novos clientes e execução de prazos. É muito mais importante plantar várias sementes (entrar com várias ações novas) e deixar que a chuva regue as plantas (deixar as ações seguirem seu curso) do que plantar somente algumas sementes e ir rega-las todo os dias (ter poucos clientes, mas estar todos os dias tentando movimentar os poucos processos).

Neste mercado tão competitivo é importante ter sempre mais clientes, atribuindo ao escritório várias fontes de rendas, para evitar o risco de perder um ou dois clientes e isto significar a ruína do escritório.

Portanto, acho que a estratégia "escritório boutique" muito arriscada. Pode dar certo se os poucos clientes pagarem muito bem, mas se estes poucos clientes rescindirem o serviço, e aí? O quanto isto irá comprometer o futuro do escritório?

"Um bom profissional é aquele que alcança o sucesso, um excelente é aquele que evita o fracasso."

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